Educação Infantil
EF - Anos Iniciais
EF - Anos Finais
Ensino Médio
Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos Maristas têm diversas atividades que tornam sua formação completa, também contando com ambientes que conectam cuidado e autonomia. Venha conhecer uma educação transformadora!
É o início de uma aprendizagem significativa que se reflete em toda a vida. A criança começa a construir sua identidade, explorando o mundo e se expressando criativamente. Os ambientes educacionais conectam cuidado e autonomia a novas amizades e descobertas inesquecíveis.
As individualidades de cada aluno são respeitadas para promover o protagonismo, enquanto as atividades são realizadas para despertar criatividade e curiosidade.
Os Projetos de Investigação criam condições para que as crianças pensem por si mesmas, elaborando e criando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, elas percebem o mundo como reinvenção e fonte de inovação contínuas.
Todos os dias, a turma exercita a socialização e cidadania junto com a professora. Uma vez por mês, a família também participa do momento de acolhida, no pátio do colégio.
Nosso ensino reforça o protagonismo do aluno, potencializando as competências essenciais para a sua formação. Entrar em contato com diferentes culturas e linguagens estimula o olhar crítico e aprendizado. Uma formação intelectual que amplia os repertórios cultural, social e político e conecta o falar e o ser escutado.
Ao conectarmos recursos físicos e digitais, expandimos as possibilidades de aprendizagem, ampliamos o acesso à informação, propiciamos a cooperação e colaboração entre alunos e estimulamos a produção de conhecimento de qualidade. Desse modo, as tecnologias educacionais contribuem com o desenvolvimento da autonomia, da cidadania e da solidariedade de nossos alunos.
Os alunos aprendem desde cedo que ações solidárias e responsáveis realizadas localmente são o início de grandes transformações no mundo. O projeto educativo privilegia o convívio com projetos sociais e relação do que é aprendido com sua aplicação na sociedade.
Os alunos desenvolvem soluções viáveis, criativas, que promovem o bem comum na escola e fora dela, a partir dos interesses das crianças e professores, relacionando com o que é visto em sala.
O aluno é coparticipante do aprendizado, expressando-se e compreendendo diferentes pontos de vista. Uma jornada marcada pelo amadurecimento de ideias e conexões empáticas com o mundo e pelo contato com as novas tecnologias, criando um vínculo forte entre alunos e educadores.
Metodologia destinada a educação da interioridade, entendida como capacidade de se reconhecer e se relacionar a partir do eu interior para encontrar equilíbrio pessoal, o que repercutirá positivamente no outro, na natureza e na sociedade. Auxilia o estudante na construção do seu projeto de vida.
Aulas voltadas para o desenvolvimento das competências essenciais para o século XXI. Em cada etapa dos Anos Finais, o projeto Conexão XXI aborda uma área do conhecimento - Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática - por meio do letramento, pesquisa, contextualização e método científico para construir conceitos e potencializar as aprendizagens deste segmento.
Ao conectarmos recursos físicos e digitais, expandimos as possibilidades de aprendizagem, ampliamos o acesso à informação, propiciamos a cooperação e colaboração entre alunos e estimulamos a produção de conhecimento de qualidade. Desse modo, as tecnologias educacionais contribuem com o desenvolvimento da autonomia, da cidadania e da solidariedade de nossos alunos.
No Marista, os estudantes constroem uma trilha de sucesso para o seu projeto de vida, com professores capacitados para os desafios do século XXI. Por meio de soluções educacionais multiplataformas, os alunos recebem uma sólida formação humana e personalizada para se tornar um agente transformador do mundo.
Assim, os estudantes se tornam ainda mais protagonistas de sua trajetória, identificando singularidades e fazendo escolhas mais conscientes. Tudo isso, com uma visão global de conhecimentos e excelência acadêmica para enfrentar os desafios dos vestibulares, ingressos em universidades internacionais e provas como o Enem.
Um ensino ainda mais digital, conectado e com formação humana. Porque tão importante quanto entender as novas tecnologias é saber usá-las para o bem.
Aqui os estudantes aplicam o aprendizado em sala e das diferentes áreas do conhecimento na solução de problemas elaborados por eles mesmos, fruto de dilemas cotidianos que afetam a vida em sociedade. Boa parte dos desafios estão em sinergia com os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas.
São atividades que provocam reflexões de como os talentos individuais dos estudantes podem ir ao encontro das necessidades do mundo, das aspirações profissionais e dos sonhos de cada um e de suas famílias. São apresentadas as profissões do futuro e as novidades mercadológicas, bem como profissionais de diversas áreas são convidados para contar suas trajetórias, desafios, mudanças de rumo e olhares diversificados sobre as carreiras.
Aprendizagem sem muros é o que caracteriza as aulas de campo. Dessa forma, a sala de aula pode ser a Lapa da Revolução Federalista, a Ilha do Mel ou mesmo a Hidrelétrica de Itaipu, possibilitando a discussão e a aplicação de conhecimentos das diversas áreas e seu impacto em nossas vidas. A natureza e o mundo físico construídos pela humanidade são um grande livro que possibilita a observação e o pensamento associativo, características importantes de pessoas inovadoras.